RESENHA CRÍTICA SOBRE O
LIVRO OS 10 PECADOS MORTAIS DO MARKETING
1 INTRODUÇÃO
No
mundo empresarial conhecer seu concorrente, ter um bom planejamento, usar bem
as tecnologias e investir no capital humano já se tornaram valores inerentes
para a existência das empresas e aquelas que não conseguirem desenvolver
plenamente esses valores ou até mesmo não praticá-las ficará com certeza para
traz em relação às outras empresas.
2 RESENHA
Os 10
Pecados Mortais do Marketing. 9 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004 escrito por Philip Kotler apresenta 10 pecados que as
empresas vêm cometendo quando se fala em marketing e muitas dessas não percebem
os pecados que estão cometendo e começam a ter prejuízos. Concordo quando o
autor, um dos maiores nomes do marketing, fala que “o marketing vai mal. Não a
teoria, mas a prática”. Muitos marqueteiros acham que sabem utilizar e aplicar
as ferramentas do marketing quando eles nem conhecem direito toda a utilidade
do marketing. O marketing é uma batalha de percepção, aquele que chega
primeiro, se instala e se mantém na mente do cliente é o que terá sucesso. Eu concordo
com todos os 10 pecados, mas citarei aqui cinco deles.
Toda e
qualquer empresa precisa estar um passo a frente de seus concorrentes e isso só
é possível se as empresas monitorarem seus concorrentes.
O livro
mostra que as empresas focam os concorrentes mais próximos e deixa de lado os
mais distantes e isso é um grande erro, pois os mais distantes podem inovar
seus produtos e serviços e se tornar mais um concorrente próximo da sua empresa
dentre os que já existem. Não se pode relaxar quanto a concorrência, as
empresas precisam desenvolver a inteligência competitiva nomeando alguém da
empresa ou contratando uma pessoa vindo de uma empresa concorrente para ficar
atento as inovações e notícias dos concorrentes e traçar os perfis de cada uma.
Isso é essencial para as empresas, nenhuma pode deixar de ficar por dentro do
que seu concorrente está fazendo em relação à promoção, preço praticado,
segmentos de produtos, quais suas inovações entre outras coisas.
As
empresas precisam sempre visualizar as oportunidades para vender e lucrar mais
se não os concorrentes aproveitam essas oportunidades.
A
empresa que não é boa em encontrar novas oportunidades precisa urgentemente
desenvolver seu lado criativo e inovador. O livro nos mostra que as empresas
precisam gerar novas ideias. Isso é altamente necessário, pois o cliente não
está mais ficando satisfeito só com o preço ou promoções é preciso que o
produto ou serviço seja diferente e essencial, acessível e que seja algo que
ninguém tenha pensado ainda, ou seja, desenvolver ideias que cause impacto nos
clientes. Isso é inovação. Esse processo de geração de ideias inovadoras é fundamental
para a vida das empresas.
O
planejamento é algo essencial para tudo seja no âmbito profissional, pessoal,
financeiro, etc. E não seria diferente no marketing. Todas as empresas que
utilizam o marketing precisa ter um bom planejamento. É através do planejamento
que se define estratégias para se conseguir atingir as metas é onde também se
define o seu público-alvo a serem direcionados os produtos como também é
definido as metas, ou seja, o planejamento e traçar o caminho para se chegar ao
objetivo determinado tomando decisões com base em pesquisas de mercado,
clientes, ameaças, oportunidades entre outras coisas.
As
empresas quando estão em seu processo de planejamento do marketing precisam
conhecer bem seus pontos fracos e pontos fortes e saber também as ameaças e
oportunidades a sua volta, as empresas utilizam a ferramenta SWOT que é
aplicada para analisar situações. Essa análise ajuda as empresas a direcionar o
foco para onde realmente é necessário.
O
planejamento é no mínimo 80% de todo a processo de marketing de qualquer
empresa. Isso é fundamental e nenhuma empresa pode deixar de planejar.
O
marketing é uma batalha de percepção. Para se chegar à mente do cliente é preciso
estruturar e fortalecer a marca. Se prestarmos atenção os produtos que estão na
mente dos clientes possui uma marca forte que chama atenção de longe e que não
consegue ser esquecido e com o passar do tempo o produto se torna a própria
marca. As grandes empresas detentoras das grandes marcas utilizam estratégias
fundamentas em percepções como o uso das cores mais poderosas do mundo que é o
vermelho e o azul, se vocês analisarem quase todas as grandes marcas possui em
sua marca a cor vermelho ou azul ou as duas, utilizam também poucas letras para
que a fixação na mente do consumidor seja mais rápido, especialistas dizem que
de 3 a 5 letras a marca se torna impactante.
Um bom exemplo disso foi a cervejaria Brahma
mudar a cor das latinhas de branco para vermelho ela observou que as latinhas
de cerveja dos seus concorrentes tinham cores parecidos e sua latinha também,
com essa observação a Brahma fez um plano de marketing onde ficou definido a
sua estratégia de lançar a latinha vermelha. Essa modificação fez com que as
latinhas de Brahma se destacassem nas prateleiras das outras marcas dessa forma
alcançando um número maior de vendas, ou seja, ela venceu a batalha pela
percepção.
Todas as
empresas precisam investir nas melhores estratégias para fortalecer sua marca e
conseguir que ela ganhe a batalha pela percepção do cliente. É preciso todos
esses pensamentos e ações para se formar e fortalecer uma marca.
É quase
impossível uma empresa trabalhar sem o uso da tecnologia nos dias de hoje, mas
será que as empresas estão utilizando ao máximo essa tecnologia? O livro nos
mostra que isso é um grande pecado.
A
tecnologia proporciona rapidez e segurança no processamento de dados como
também é uma das mídias que mais segura à atenção das pessoas, ou seja, é uma
vitrine portátil e acessível que quase todo mundo carrega no bolso.
As empresas
cada vez mais vêm se utilizando da internet para fazer anúncios, propagandas e
promoções, principalmente nas redes sociais onde a propagação de informações é
altamente rápida com isso as empresas conseguem atingir mais pessoas com o seu
e-marketing como é chamado o marketing digital.
3 CONSIDERAÇÕES
FINAIS
O livro os 10 Pecados Mortais do Marketing é
um excelente guia para as empresas entenderem onde estão pecando e como agir
para deixar de pecar.
REFERÊNCIAS
KOTLER, Philip. Os 10 Pecados Mortais do Marketing. 9 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004
"Por mais sozinho que você esteja, existe uma pessoa que precisa sempre acreditar em você. Essa pessoa é você."
Tiago Roberto
2ª Semestre – Administração
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