terça-feira, 25 de novembro de 2014

DEPRESSÃO

DEPRESSÃO

No conhecimento popular a pessoa que tem depressão é chamada de “doido”, isso muito se deve a falta de conhecimento sobre esse transtorno mental. A pessoa com tem esse transtorno que ficar sempre sozinha afastada de todos com medo dessa denominação empírica. Segundo Luiz (2009, pág. 21) “A falta de autoconhecimento e de conhecimento científico favorece atitudes preconceituosas que são percebidas também em relação aos deprimidos”. Tudo isso só mais estímulos para a pessoa deprimida a continuar isolada de todos. Quando ela estiver nessa situação é preciso fazer o contrário e se aproximar mais ainda para demonstrar que ela tem apoio e que não vai enfrentar isso sozinha.
Segundo Luiz (2009, pág. 20) “Depressão é um transtorno mental, causado por uma complexa interação entre fatores orgânicos, psicológicos, ambientais e espirituais, caracterizado por angústia, rebaixamento do humor e pela perda de interesse, prazer e energia diante da vida”. Vários fatores unidos que acontecem no cotidiano de todas as pessoas os tornam suscetíveis ao adquirir o estado depressivo. Segundo Luiz (2009, pág. 26) “Melhor é que não se espere chegar a um ponto tão sério para procurar auxílio profissional”, por isso todos precisam conhecer mais sobre a depressão para que ela possa identificar os primeiros indícios depressivos e busque ajuda para que o transtorno não chegue a um estágio mais grave.
Segundo Luiz (2009, pág. 27) “A pessoa pode recusar ajuda por não se reconhecer como doente, ter medo de assumir a própria fragilidade diante de outras pessoas e prejudicar a sua imagem no convívio social”. Essa também é questão que deve ser vista com preocupação, o status que a pessoa não quer manchar na sociedade prejudica e muito o tratamento. A pessoa sabe que está deprimida mais quer admitir com medo da reação e do tratamento das pessoas para com ele. Nesse momento o apoio da família é altamente importante para derrubar esse pensamento e para a melhora da pessoa com depressão.
            De acordo com Rocha e Glina (2010, pág. 391) “A depressão é um transtorno mental cada vez mais frequente na população de modo geral”. Muitos especialistas dizem que a depressão é o mal do século, pois aparecem mais e mais casos desse transtorno muito por causa ainda desse preconceito existente pela falta de conhecimento que só contribui para aumentar os casos.
            De acordo com Rocha e Glina (2010, pág. 391) a depressão pode também acontecer no “esforço excessivo no trabalho ou por causa de uso de vários medicamentos ou substâncias de abuso, como álcool e drogas”, ou seja, pessoas que se esforça muito em seu ambiente de trabalho pode chegar a ficar depressivo, principalmente o esforço mental que favorece diretamente ao surgimento do transtorno. O álcool que se torno muitas vezes uma válvula de escape para muitas pessoas que teve um dia agitado com muitos problemas e adversidades também pode ocasionar a depressão quando é consumido em excesso.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

LUIZ, Wagner. Depressão: Corpo, Mente e Alma. 3º ed. Uberlândia:2009;


ROCHA, Lys Esther; GLINA, Débora Miriam Raab. Saúde Mental no Trabalho da Teoria à Prática. 1. Ed. São Paulo: Roca, 2010.



"Por mais sozinho que você esteja, existe uma pessoa que precisa sempre acreditar em você. Essa pessoa é você."
Tiago Roberto
2ª Semestre – Administração
Faculdade Leão Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário