sexta-feira, 17 de outubro de 2014

A IMPORTÂNCIA DO LÍDER PARA O ATINGIMENTO DAS METAS

A IMPORTÂNCIA DO LÍDER PARA O ATINGIMENTO DAS METAS

            Atualmente as empresas precisam para atingir seus objetivos envolver os empregados profundamente nas decisões, nas obrigações e no compromisso de se atingir essas metas. Para isso as empresas precisam desenvolver em seus empregados a motivação, dedicação, espírito de equipe, comprometimento, produtividade, eficiência entre outros aspectos. Para que isso ocorra existe um componente que não pode faltar nunca nas empresas, o líder.

            O líder possui características e competências para desenvolver todos os aspectos, citados anteriormente, nos empregados. Entre essas características e competências está a capacidade de influenciar as pessoas a fazerem determinadas processo e/ou objetivos sem o uso de métodos intimidadores. O líder consegue naturalmente a confiança, o respeito e o comprometimento de todos com suas ações integras e justas.

            As pessoas, de modo geral, perdem com facilidade o foco, comprometimento e a motivação e por pior que seja isso é natural do ser humano. Os empregados precisam de uma direção para seguir. Uma pessoa que lhes digam para ir e o que fazer para chegar lá, dando-lhes suporte necessário para se chegar a esse fim. O lide representa isso tudo para seus liderados.

            As empresas que percebem essa importância de ter líderes com essa capacidade de ação e investirem nesses líderes, elas melhorarão seus números em relação a seus objetivos, por isso nos futuros administradores precisamos desenvolver essas competências, pois seremos líderes como também precisamos desenvolver os nossos liderados por que eles também são líderes em seus respectivos departamentos.
            O líder é essencial para o atingimento das metas em qualquer tipo de empresa.


"Por mais sozinho que você esteja, existe uma pessoa que precisa sempre acreditar em você. Essa pessoa é você."
Tiago Roberto
2ª Semestre – Administração
Faculdade Leão Sampaio


terça-feira, 7 de outubro de 2014

PROCESSO CRIATIVO

PROCESSO CRIATIVO


            O processo criativo é uma etapa no qual o ser humano procura achar uma solução para um determinado problema ou situação, ou seja, uma ideia. Não é uma simples ideia, ela tem que ser nova, que ninguém tenha pensado antes, o ser humano vai pensar em algo que surpreende a todos. Para isso ele usa as etapas do processo criativo. Citando duas delas. A preparação é o momento em que homem libera seu cérebro para pensar nas varias possibilidades existentes, até o momento em que ele usa o subconsciente e viaja em possibilidades que seriam de certa forma ilógica, quando ele viaja sem os pressupostos existentes no cérebro racional é que aparecem as ideais criativas e chega a etapa da iluminação, onde ele chega ao ápice do pensamento e percebe que a ideia era quase obvia chegando a dizer “ por que não pensei nisso antes”. E bate aquela sensação “é essa a ideia” ou “eureca”. 

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

AS 10 MARCAS MAIS VALIOSAS NO BRASIL









Fonte: www.administradores.com.br/...marcas-mais-valiosas-da-america-latina/ 92943/

PRINCÍPIOS DA LIDERANÇA EFICAZ

PRINCÍPIOS DA LIDERANÇA EFICAZ

1.    MOTIVE SUA EQUIPE: o líder que apoia, conversa e compreende seus liderados consegue sempre motiva-los para o cumprimento do objetivo. Mantem todos focados.
2.    SEJA EXEMPLO: o exemplo é fundamental para os liderados, pois, o líder quando der o exemplo ele se torna um modelo a seguir, se torna referencia para todos.
3.    TENHA EMPATIA: colocar-se no lugar do outro e uma compreensão profunda dos colaboradores que o líder precisa sempre ter, ajuda a ganhar o respeito da equipe.
4.    CORAGEM: para inovar, para tomar atitude, para ser o primeiro e para assumir riscos e responsabilidades.
5.    PLANEJAMENTO: planeje todo o que for fazer. O bom planejamento lhe traz segurança e lhe direciona para o caminho certo.
6.    DETERMINAÇÃO: não desista quando aparecer às adversidades e acredite em você sempre.
7.    DEDICAÇÃO: faça mais do lhe pedem, surpreenda a todos e supere as expectativas colocadas em você.
8.    VISÃO: de todo. Veja todos os lados possíveis. Tenha a percepção do todo.
9.    APRENDA SEMPRE: líder e liderados. Todos precisam aprender sempre. Atualizar-se. Constantemente renovando seus conhecimentos. O aprendizado desenvolve as pessoas.

"Por mais sozinho que você esteja, existe uma pessoa que precisa sempre acreditar em você. Essa pessoa é você."
Tiago Roberto
2ª Semestre – Administração
Faculdade Leão Sampaio



quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Dez conselhos simples para nossa vida

                     Dez conselhos simples para nossa vida

1. 
Não diminua seu próprio valor, comparando-se com outras pessoas. Somos todos diferentes. Cada um de nós é um ser especial. Não fixe seus objetivos com base no que os outros acham importantes. Só você está em condições de escolher o que é melhor para si próprio. 

2. Dê valor e respeite as coisas mais queridas ao seu coração. Apegue-se a elas como à própria vida. Sem elas a vida carece de sentido. Não deixe que a vida escorra entre os dedos por viver no passado ou no futuro. 
Se viver um dia de cada vez, viverá todos os dias de sua vida. 

3. Não desista quando ainda é capaz de um esforço a mais. Nada termina até o momento em que se deixa de tentar. Não tema admitir que não é perfeito. 

4. Não tema enfrentar riscos. É correndo riscos que aprendemos a ser valentes. 

5. Não exclua o amor de sua vida dizendo que não se pode encontrá-lo. A melhor forma de receber amor é dá-lo. A forma mais rápida de ficar sem amor é apegar-se demasiado a si próprio. A melhor forma de manter o amor é dar-lhe asas. 

6. Não corra tanto pela vida a ponto de esquecer onde está e para onde vai. 

7. Não tenha medo de aprender. O conhecimento é leve. É um tesouro que se carrega facilmente. 

8. Não use imprudentemente o tempo ou as palavras, por ser impossível recuperar. 

9. A vida não é uma corrida, mas sim uma viagem que deve ser desfrutada a cada passo.

10. Lembre-se: o ontem é história. O amanhã é mistério e o hoje é uma dádiva, por isso se chama "presente". 
Viva o presente com muita energia! 
Pense nisso!

Leonardo Veloso

O LÍDER

O LÍDER
           
            Ser líder, tanto nas organizações quanto na vida ou no meio acadêmico, pode ser um dom que já nasce com você, que os teóricos chamam de líder nato, ou você pode desenvolver a partir de cursos e treinamentos. Tanto um quanto o outro, ser líder é o ato de persuadir, convencer ou influenciar as pessoas através de atitudes, conversas e companheirismo. Ser líder é formar equipes em vez de grupos, deixar todos engajados em um objetivo comum. Liderar é motivar as pessoas a fazerem o trabalho correto, a trabalharem em união.
            Aqueles que só gritam e dão ordens sem levar em consideração os aspectos sociais e psicológicos dos colaboradores não merece ser chamado de líder e sim de chefe. Esse posto de chefe já foi ultrapassado, as empresas, hoje, querem pessoas inteligentes e que saiba conversar com os colaboradores, isso evita conflitos que prejudica a empresa.
            O líder possui três características que o determina dentro das organizações. O líder pode ser autocrático, democrático e liberal. No autocrático o líder impõe sua vontade designando ordens, ou seja, ele é autoritário e usa a intimidação para que seus liderados façam aquilo que ele manda. O democrático escuta o colaborador. Ele que saber o que os colaboradores pensam a respeito da situação e delega ações em consenso com todos. O liberal deixa todos a vontade e não expressa a sua própria vontade.
            Dentre essas características, o líder nem deve ser democrático o tempo todo e nem autocrático, ele deve ser um pouco dessas duas características. Haverá momentos em que é necessário ser um pouco mais rígido com os colaboradores para que se tenha disciplina, controle, união como também para que o que foi planejado seja feito. E existirão momentos em que o líder deve ser democrático para conseguir motivar a equipe e para que ele consiga focar todos.

            "Por mais sozinho que você esteja, existe uma pessoa que precisa sempre acreditar em você. Essa pessoa é você."
Tiago Roberto
2ª Semestre – Administração
Faculdade Leão Sampaio




terça-feira, 23 de setembro de 2014

LIDERANÇA

O MARCENEIRO E AS FERRAMENTAS

            “Contam que numa carpintaria houve uma vez uma estranha reunião. Foi uma reunião entre ferramentas, para acertar suas diferenças. O martelo exerceu a presidência, mas os participantes lhe notificaram que teria de renunciar. A causa? Fazia barulho demais e, além disso, passava o tempo todo dando golpes.”
            “O martelo assumiu sua culpa, mas pediu que também fosse expulso o parafuso, alegando que ele dava muitas voltas para conseguir qualquer coisa. O parafuso concordou, mas, por sua vez, pediu a expulsão da lixa. Disse que ela era muito áspera ao tratar dos demais atritos. A lixa acatou a decisão, mas com a condição de que se expulsasse o metro, que sempre media os outros segundo sua medida, como se fosse ele o único perfeito.”
            “Nesse momento o carpinteiro entrou, juntou o material e começou a trabalhar. Utilizou o martelo, a lixa, o metro e o parafuso. Finalmente, uma rústica madeira converteu-se num fino móvel. Quando as ferramentas ficaram novamente a sós, a assembleia retomou a discussão. Foi então que o serrote pediu a palavra e disse:”
            “- senhores, ficou demonstrado que temos defeitos, mas o carpinteiro trabalha com nossas qualidades, com nossos pontos fortes. Assim, proponho um trato: não vamos mais ressaltar nossos pontos fracos e vamos passar a valorizar nossos pontos fortes.”
            “Quando uma pessoa busca defeitos na outra, sempre acaba encontrando algo para criticar, e dessa forma o clima tende a tornar-se tenso e negativo. Por outro lado, quando se buscam com sinceridade os pontos fortes uns dos outros, as melhores qualidades aparecem.”

DISCUSSÃO

            Isso acontece diariamente nas empresas, as pessoas se preocupam demais com os defeitos dos outros e de si próprio e esqueça-se de valorizar o que realmente importa que seja as qualidades de todos. Só com a união de todos em um time é que se pode chegar ao bom desempenho de todos.
O líder precisa identificar as qualidades e o potencial de cada um de sua equipe para saber remanejar os colaboradores utilizando o que eles têm de melhor, ou seja, trabalhar no que realmente são mais aptos. Compreender os defeitos de todos ajuda a resolver os conflitos interpessoais que acontecem no dia-a-dia. O líder precisa saber mediar esses conflitos. Isso é gerir pessoas.


"Por mais sozinho que você esteja, existe uma pessoa que precisa sempre acreditar em você. Essa pessoa é você."
Tiago Roberto
2ª Semestre – Administração
Faculdade Leão Sampaio